Inspire-se: Decor de festa junina! Por Luciana Oliveira Bueno

Oi pessoal!

Como estamos no meio do mês de junho, época abençoada para todos os que adoram festas de rua e, principalmente, os diversos quitutes maravilhosos servidos nelas, resolvi mostrar para vocês uma festa junina que fiz em casa para comemorar o aniversário do meu marido.

As festas juninas, que homenageiam três santos católicos (Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, comemoradas, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29 de junho), tiveram origem nas celebrações que eram realizadas na Antiga Europa para comemorar o início das colheitas.

Durante o período colonial, essa festividade foi trazida para o Brasil, onde encontrou terreno fértil para seu desenvolvimento, tendo em vista que os índios também já realizavam rituais para celebrar a agricultura na mesma época de junho. E, com a chegada dos jesuítas, as festas se uniram e as comidas começaram a ser elaboradas com a utilização de alimentos nativos, como o milho e a mandioca. Hummmm, que delícia!!

Além da alimentação, outros rituais também foram incorporados à festividade, como as danças típicas (França), a tradição de soltar fogos de artifício (China) e a dança de fitas (Portugal).

Como vocês sabem e têm o privilégio de participar, ela se desenvolveu com muito maior expressão no Nordeste, onde acontecem as mais tradicionais festas juninas, como em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Aqui em São Paulo, nós temos várias festas em clubes, ruas, igrejas e escolas, onde são servidas diversas comidas típicas como cachorro quente, pinhão cozido, caldo verde, pipoca, milho cozido, além de outras adaptações como churrasco, postas de bacalhau, pizzas, crepes, etc.

E os doces então? Divinos!!! Podemos encontrar bolos de milho, de fubá, de coco e de aipim, pamonha doce, canjica, pé-de-moleque, doce de abóbora, paçoca, maçã do amor, cocadas, arroz doce, queijadinha, curau e bom bocado, dentre outros.

Além disso, também temos as bebidas.. uau… vinho quente e quentão! Eu fico enlouquecida nessas festas!!

Por isso é que acabei influenciando o maridão para escolher esse tema para comemorar o aniversário!

Mas, vamos ao que interessa.. vamos às fotinhos e, nos próximos posts, às receitinhas… rs

Quando comecei a pensar na festa, busquei inspiração em um blog muito bacana de uma carioca super talentosa chamada Kátia Bonfadini (www.casosecoisasdabonfa.com.br), pesquisei as receitas de comidas típicas, comecei a coletar o material necessário para a decoração e iniciei o processo…

Para a decoração, fiz as bandeirinhas, uma lanterna japonesa que coloquei no buffet de bebidas, os cones de papel para colocar amendoins e pipocas, plaquinhas para indicar os nomes das comidinhas e bebidas, as tags com o tema da festa e as garrafas de água decoradas.

foto 2 - bandeirinhas%2c lâmpada japonesa...

As lanternas japonesas dão um pouquinho de trabalho para serem confeccionadas, mas eu adoro o efeito delas na decoração. Se você quiser fazer em casa, há diversos tutoriais na internet, como o do programa “Note e anote” da TV Record:

Os cones não são muito trabalhosos de fazer, ficam bonitos e permitem que o convidado se sirva facilmente com uma porção. O modo de fazer pode ser encontrado aqui:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/05/ideias-para-receber-os-amigos-em-casa.html

foto 3 - água e cones

As garrafinhas de água foram encapadas com papel color 7 na cor azul e palha decorativa na cor vermelha.

Além disso, distribuí pelas mesas uns vasinhos com gérberas vermelhas… Adoro gérberas!!! Elas são vistosas e transmitem bastante alegria!

foto 4 - vasinhos com gérberas

Quanto às comidinhas, coloquei os docinhos em chapéus de palha, com as tags do tema.

O caldo verde foi colocado em um réchaud, para ser mantido quentinho durante a festa, sendo que os convidados se serviam nas cumbuquinhas de porcelana branca.

foto 5 - docinhos no chapéu

As comidas foram organizadas no buffet! Servi cachorro quente, lanchinhos de pernil, bolo de fubá, pinhão cozido, pipoca e amendoins, maçã do amor de chocolate, morangos banhados no chocolate, antepasto de berinjela com torradas, cuscuz e maria mole.

E as bebidas (refrigerante, suco, água e cerveja) foram colocadas em um cantinho aconchegante da sala. Ahhh…. também tinha vinho quente!!!

Seguem as fotos:

foto 6 foto 7 foto 8

foto 9

No próximo post passarei a receita do delicioso caldo verde…Aguardem…