Receita de Caldo Verde! Por Lu

O caldo verde é uma sopa tradicional nas festas juninas aqui em São Paulo. Basicamente é feita com couve e batata. E, diga-se de passagem, fica uma delícia!!!

Além de deliciosa, essa sopa também é muito nutritiva. A couve é rica em cálcio, magnésio, vitamina A e vitaminas do complexo B. Ela nutre o organismo, auxilia na desintoxicação e melhora a função intestinal.

Essa mistura surgiu na região norte de Portugal, quando lavradores passaram a fazer um caldo com os produtos mais baratos encontrados naquela localidade. Assim também teve origem a feijoada!!!

Mas vamos voltar ao caldo verde… Esse prato pode ser servido com uma broa de milho e um bom vinho. Aí sim!!! Não deixem de experimentar essa combinação! E, quanto ao vinho, falaremos no próximo post.

Existem diversas formas de se fazer o caldo verde, como o vegetariano (sem linguiça ou bacon), o light (substituindo a batata inglesa por batata doce e o paio ou as linguiças por lagarto bovino), com chouriço, com bacon etc.

A receita que vou passar para vocês, que aprendi com Mamys, é uma das mais tradicionais. Vamos lá!

 

INGREDIENTES:

foto2

2 linguiças calabresas

2 paios

1,5 Kg de batata (de preferência a Asterix)

1 cebola

3 dentes de alho

azeite

2 maços de couve picada

100g de bacon

2 litros de água (se precisar, pode aumentar a quantidade)

sal

cebolinha (se quiser, para decorar)

 

MODO DE PREPARO:

Cozinhe as batatas, amasse e reserve. Em seguida, refogue a cebola e o alho picados em brunoise (nome chique de cubinhos, rs) no azeite. Quando a cebola começar a amolecer e a mudar de cor, acrescentar as linguiças cortadas em rodelas e o bacon para refogar junto. Enquanto isso, coloque a água para ferver em outra panela. Após refogar as linguiças e o bacon, acrescente a água, deixe ferver e coloque a couve, que deverá cozinhar por uns 15 minutos. Verifique se a quantidade de água é suficiente, acrescente a batata e o sal (a gosto). Deixe ferver por uns 20 minutos, para que os sabores se incorporem. Pronto!!! Agora é só se deliciar! hummmm

Não se esqueça de acompanhar o prato com um pãozinho e um bom vinho!!! Bom apetite!!

Beijos, Luciana Oliveira!

caldo3

caldo2

caldo