Receita: Cuscuz Paulista por Luciana Bueno

CUSCUZ PAULISTA

Junho já terminou, mas as festividades continuam, com as festas julinas! Que bom né? Por mim, poderiam se estender pelo ano todo! Rs

Hoje vamos falar do cuscuz paulista, que foi servido naquela festa junina que fiz em minha casa, lembram?

O cuscuz que é feito no Brasil teve origem na África, onde geralmente era produzido com sêmolas de cereais (lembrando que sêmola é o nome da moagem incompleta dos cereais).

Ele foi trazido para o Brasil no período colonial e costumava ser consumido pelas famílias pobres, pelos escravos e pelos bandeirantes, que misturavam a farinha de milho com carne seca.

Hoje em dia, em algumas regiões do Brasil, ele é consumido tanto pela manhã como à noite, acompanhado de manteiga, leite de vaca, leite de côco, entre outros.

Já o cuscuz paulista é formado por uma mistura de farinha de milho ou de mandioca (ou as duas, como na nossa receita) com diversos ingredientes como palmito, pimentão, tomate, milho, camarão, peixe, etc.

Resumindo…. uma delícia!!!!

Essa receita que vou passar para vocês é feita há muitas gerações na família do meu marido e quem me ensinou foi a sogrinha querida!

Então vamos lá… vocês verão que é muito fácil fazer um cuscuz maravilhoso e super molhadinho, que certamente irá agradar a todos os seus convidados!! Vai ser um sucesso!!!

INGREDIENTES:

4 latas de sardinha (com o óleo)

1 lata de ervilha

1 vidro de palmito

3 tomates maduros (cortados em cubos, sem pele e sementes)

1 cebola grande (cortada em cubos)

Salsinha (bem picada)

3 dentes de alho (cortados em cubos)

1 xícara de óleo (de milho ou canola)

Azeitona verde

1 xícara de farinha de milho

½ xícara de farinha de mandioca

2 ovos (para decorar)

Sal e pimenta do reino

foto02

MODO DE PREPARO:

Inicialmente, cozinhe dois ovos, corte em lâminas e reserve para a decoração.

Em uma panela, coloque o óleo, deixe aquecer e acrescente a cebola e o alho para refogar. Em seguida, coloque os tomates, o palmito, a sardinha (com o óleo), sal a gosto, pimenta do reino a gosto (moída na hora) e 2 xícaras de água.

Mantenha o fogo alto e vá mexendo até o líquido ficar quase seco (aproximadamente 25 minutos). Em seguida, acrescente as azeitonas picadas, a ervilha e a salsinha. Após, coloque as farinhas de milho e mandioca. Continue mexendo até desgrudar do fundo da panela.

Nesse momento, coloque os ovos na parte de baixo de uma forma redonda com furo no meio para decorar o cuscuz e insira o refogado.

Deixe esfriar e desenforme. Ele pode ser servido em temperatura ambiente ou gelado. Agora é só degustar, bom apetite!!!

Essa receita comporta diversas adaptações. Se você preferir, pode trocar a sardinha por atum ou camarões ou inserir legumes, tomate, milho, etc.

Importante lembrar, ainda, que o cuscuz pode ser feito usando forminhas pequenas. Essa é uma boa opção para servi-lo em porções individuais em qualquer festinha… é mais fácil de ser consumido e fica super bonito!

Vai ficar delicioso!!! Façam e, se puderem, mandem fotos para nos inspirarmos!!

foto03 foto04 foto05 foto06No próximo post… a receita do gelado de paçoca!!! Beijão!!